segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cavalo de Guerra (War Horse)

Contêm spoilers!!
 
Cavalo de Guerra é um filme muito comovente, bonito e com um final feliz. É; acontecem muitas reviravoltas, mas dá tudo certo.

É uma história que conta a forte relação de um menino, Albert, com Joey, o seu cavalo. É uma relação de  cumplicidade, amizade e sobretudo, de coragem. 

Joey passa por diversos lugares, por muitas situações e impressiona por onde passa - é bonito, forte e é especial. Coisa de Spielberg. (Ah, créditos para o cavalo negro, amigo de Joey, lindo demais!)

O filme nos poupa das cenas fortes, mas uma cena que me chamou atenção foi quando Joey, num acesso de desespero, fica enrolado num monte de arame farpado, e daí, rende uma das cenas mais interessantes do filme. Dois adversários, no meio do front, aceitam uma trégua para ajudar o cavalo. E Joey acaba se tornando um exemplo de esperança para uma tropa inteira que presenciou todo o seu sofrimento (e isso irá contar no desenrolar do filme).
Alguns cenários são lindos e outros terríveis, como a guerra e seus horrores que são retratados em grande parte do filme.
Joey e o cavalo preto que mencionei

Achei que o filme tem alguns clichês como essa coisa de olhar e ver que é especial (a relação do menino e do cavalo = identificação completa à primeira vista), o pai bêbado que comete asneiras depois de um passado conflituoso e o filho valente que tenta mostrar orgulho pelo pai, na guerra todo mundo morre, menos o protagonista, algumas coisas são bem previsíveis também... O último leilão de cavalos por exemplo.

Outra coisa interessante, é que até mesmo em meio à guerra, a compaixão e o mínimo de amor e caridade contribuem para a sobrevivência de muitos soldados e de uma fagulha de humanidade em seus corações. Outro ponto que achei legal é o diretor mostrar que as relações entre homem e animais podem ser humanizadas sim. Aliás, os animais, na sua pureza, mostram que são muito mais "humanizados" do que os próprios homens.

Como disse, Joey vai conquistando os corações por onde passa e tudo se  entrelaça de modo que, no final, as pessoas e os acontecimentos convergem para que seu destino seja aquele que todos os que assistem desejam ao longo do filme...

E quando tudo parece estar perdido, o amor salva tudo.

Nota: 8,5.

3 comentários: