segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Moonrise Kingdom

Esse filme é uma graça. A narrativa do diretor (que foi o mesmo do "O Fantástico Sr. Raposo" que é uma animação super legal), a edição, os jogos de câmera e os cenários bucólicos são muito interessantes e inusitados, conjugados com uma trilha sonora muito original torna o filme muito divertido de assistir.



Conta a história de um jovem casal (ambos devem ter uns 12 anos) que decide fugir juntos. Ela, Suzy, uma menina que adora ouvir música, olhar pelo binóculo e ler literatura, tem uma família onde os pais não vivem muito bem entre si. O pai parece ser alcoólatra, a mãe tem um amante e ela tem três irmãos pequenos (um deles a chama de traíra num dos momentos do filme). O menino, Sam, é quem toma a iniciativa de fugir com Suzy. Vive com uma família adotiva que no primeiro percalço desiste de sua guarda, é um escoteiro bem aplicado e já tem tudo planejado para a fuga.

Da esquerda para direita: o pai de Suzy, a mulher do Serviço Social, Capitão Sharp, o  escoteiro-chefe Ward e a mãe de Suzy
Os dois se conhecem numa peça de teatro e desde então trocam cartas. Além dessa atração imediata, os dois parecem se identificar um com o outro talvez por se sentirem estranhos e até rejeitados pelos demais. Sam não é nenhum pouco popular entre os escoteiros, tem até um inimigo! E claro, também porque começa a nascer entre eles um amor inocente e puro.


De maneira divertida vemos o quanto eles são perseguidos pela decisão de fugirem juntos em nome do amor (e talvez para fugirem de outras coisas também), e depois o quanto são apoiados pela mesma decisão. 
Sam comove os habitantes da pequena ilha onde habita pela sua história de vida: é órfão e luta por amor. Quantos deles já desistiram? Por outro lado, quantos deles se sentiram inspirados pelo menino? Na sua sinceridade ingênua, Sam, num diálogo com o capitão Sharp fala da solidão e do amor. Dá pra perceber que o menino, sem saber, vai sensibilizando as pessoas pela sua história e pelo que pensa.

Têm cenas hilárias ao longo de todo o filme! Achei o Sam muito engraçado!
uma das cenas mais engraçadas!
Nota: 8,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário