sexta-feira, 21 de março de 2014

Her (Ela)

Pôster emblemático! Diz muito do filme.
O filme retrata uma nova configuração de amor onde o protagonista (Theodore) se apaixona por um sistema operacional (Samantha - voz de Scarlett Johansson), e ela por ele. Para mim foi difícil admitir que essa relação seria possível e que, de fato, fosse legítimo, porque para mim, essa não é uma forma de relação, é no fundo um encapsulamento de si, é solidão. No entanto, não é isso que o diretor se ocupa, ele explora essa relação que dá certo!




O filme parece se passar num futuro, porém, nada de carros voadores e roupas esquisitas, é tudo muito parecido com o nosso tempo, só a tecnologia e alguns serviços mais "avançados" que se diferenciam, aliás, as roupas e o bigode de Theodore são vintage total. rs! É legal fazer a observação "desse mundo": as cidades são comuns, com seus arranha-céus; as pessoas individualistas, falando nos microfones acoplados aos seus fones e olhando para as telas de seus celulares (ou, sob outra perspectiva, ouvindo e olhando seus amantes/amigos); o apartamento de Theodore tem um ar clean, é amplo, com janelas imensas onde se vê as luzes da cidade, monocromático.




Theodore é um cara solitário, se separou da sua ex-esposa (mas ainda não assinou os papéis da separação oficial), trabalha numa empresa cujo objetivo é escrever cartas, mora só, joga uma espécie de vídeo-game em 3D e sonha com a ex-esposa. O trabalho de Theodore é bem curioso, ele é contratado para escrever cartas, e ele as escreve profunda e sensivelmente para pessoas ou casais que ele acompanha há anos, ele conhece bem essas pessoas.

no trabalho
Até que ele conhece esse Sistema Operacional (S.O.) que foi desenvolvido para ser uma inteligência artificial mais próxima da personalidade e sentimentos humanos. Para Theodore, ela se chama Samantha e a relação vai se aprofundando de ciúmes até um amar o outro. Não há tentativa de corporificar Samantha (obs: tem uma tentativa sim, por parte dela, mas pontual, que não foi bem sucedida), ela até hipotetiza ter um corpo, ser alguém, mas logo desiste, aquela relação dá conta de seus sentimentos, Theodore também não sente essa necessidade, em termos sexuais, os dois se dão bem. Eles viajam, saem com os amigos, tudo muito natural. Seria essa relação real? Não acho que o diretor tenha tido essa preocupação, é real porque os dois vivem as emoções e as preocupações que qualquer relacionamento amoroso provoca e ponto.




Samantha, é um personagem incrível também, sua voz é a personagem na verdade; ela vai se desenvolvendo e se tornando um S.O. cada vez mais desenvolvido e autônomo. Por um lado, essa autonomia promove coisas maravilhosas para os dois e para Theodore, mas, por outro lado, acarreta problemas...



Fato é que, superando qualquer preconceito, esse amor amadurece os dois, ensina muito aos dois.
Obs: acontece uma cena muito interessante no filme. Theodore tem um encontro (arranjado) com uma moça, ela muito atraente e bacana, o encontro sai super bem, mas ele titubeia... parece demonstrar dúvidas se quer continuar com aquilo... Seria o relacionamento "virtual" mais interessante? Seria o fantasma da ex povoando seus sonhos? Aliás, Theodore, só sonha com a ex, não tenta personalizar Samantha... Interessante, não? Theodore não consegue assinar os papéis do divórcio, mas parece preferir Samantha que é um S.O.... Assumir relações intensas e próximas não é facil... Para mim, Theodore é um romântico, sensível e solitário.



O cartaz do filme e o título são emblemáticos e geniais.
O cartaz mostra cores quentes e intensas, estereótipo de "paixão", mas o rosto dele demonstra algo de sofrido, de incômodo.
Embora eu não seja versada no idioma inglês, o pronome "her" nunca é sujeito, é sempre um pronome que se refere a alguém feminino.
Acho que são dados de análise que dizem alguma coisa sobre o filme: Samantha não é sujeito dessa história, ainda que fosse um S.O. brilhante... E Theodore, solitário que é, talvez não tenha ficado satisfeito com o desfecho da história.

As atuações são incríveis! Joaquin Phoenix está excelente! A voz de Samantha é sensacional, talvez esse filme dublado em outra língua perca muito.

Nota: 10.

Um comentário: