segunda-feira, 15 de abril de 2013

O hipnotista (The Hypnotist)

O Hipnotista é um suspense promissor: diante de uma chacina cometida contra uma família inteira, há somente um sobrevivente - um menino de 15 anos que está em estado de choque. Único recurso possível? A hipnose.
O detetive Joona corre contra o tempo, porque podem ter outras vítimas da mesma família, e recorre ao médico Erik que é um especialista em hipnose e em pacientes traumatizados psicologicamente para ajudá-lo a desvendar esse terrível crime.  

Têm reviravoltas e surpresas, mas achava que o filme tentaria se enveredar pelos mistérios da hipnose, mas não. Quer dizer, ela é fundamental para se investigar o terrível crime, mas não tem nenhuma problematização quanto ao seu uso; no filme, apesar da resistência do médico em aplicá-la (ele teve problemas no passado por causa da hipnose), ela funciona bem.
 
detetive Joona
Achei um filme morno, se bem que fiquei "ligada" no filme o tempo todo, talvez tenha ficado assim porque esperava algo totalmente surpreendente (o que sempre esperamos, mas nem sempre acontece).

SPOLEIRS TALVEZ!
Na cena final, achei a investida da polícia muito mal sucedida e mal planejada. Como assim levam os pais para o local onde está o sequestrador do filho deles?? E só um policial para resolver o resgate da criança? 
O assassino era "louco" ou era carência? Estou ironizando, mas achei que faltou aprofundar as razões pelas quais o assassino cometeu os crimes, foi por influência, por pressão, por sugestão? Ninguém mata uma família inteira à pedido de alguém, ou pelo menos, não é tão simples assim. Em troca de quê fez o que fez? Achei que justificar o que fez porque ele era adotado e porque quem mandou era "louca", fracos demais.
________________________________

o menino que sobreviveu ao ataque à sua família e o médico Erik
a família do médico que acaba sendo envolvida na trama
É um filme bom, com reviravoltas e descobertas. Acontece que, conforme os fatos vão se revelando, quem assiste, facilmente presume o que poderá acontecer. 
É, tem isso, a vida às vezes é muito surpreendente e às vezes é muito comum também. A gente sempre espera algo MUITO incrível dos filmes, mas às vezes retratar o comum, o que muitas vezes tem mais a ver com a realidade, também é bem interessante (o que nem é muito esse o caso, afinal, AINDA BEM que assassinatos de famílias inteiras não são comuns...).

É um filme baseado num livro de mesmo nome. Será que são muito diferentes? Alguém leu?

Nota: 7.

2 comentários:

  1. li o livro e gostei, mas acho que o livro peca em alguns pontos como o fato de não explicar exatamente o que acontece com alguns personagem secundários, bem como não se aprofundar na mente da vilã, porém tendo em vista que eles tentam manter o mistério sobre a vilã a maior parte do filme, dá para entender um pouco ela não ter sido tão desenvolvida, pelas criticas não to muito ansioso para ver o filme, pq achei um bom livro.

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que tem a ver com a hipnose como eu, por exemplo, eu agora ver a nova série HBO O Hipnotizador, uma produção onde a mente é o protagonista desta história enigamas lelna. Eu recomendo, espero que eles possam rever.

    ResponderExcluir