segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Contra o tempo (Source Code)

Essa ficção conta a tentativa de se evitar um atentado terrorista a partir de um projeto militar chamado Código Fonte. Esse projeto consiste em enviar uma pessoa no corpo de outra que estava no evento, nos últimos 8 minutos antes do acidente. (Segundo a explicação dada no filme, quem volta ao passado não pode alterá-lo, é uma espécie de simulação do passado, não é possível interferir. Só que vamos ver no final que não é bem assim...)
Essa pessoa que vai é o capitão do exército Colter Stevens (Jake Gyllenhaal), mas a gente percebe que ele está confuso, não sabe onde está e desconhece o Código Fonte... 


A missão de Colter é descobrir o terrorista que explodiu o trem e que, suspeita-se, irá explodir um outro em proporções muito maiores, com muito mais mortes. Então ele é enviado aos últimos 8 minutos várias vezes na pele de um professor de história que estava no trem. Embora pareça repetitivo não é, a cada vez que volta tem um desfecho diferente.


O interessante é que ao final sabemos que existem vários tempos paralelos ao nosso, e em cada um deles, tem uma história própria.


A vida pessoal do capitão aos poucos é revelada, e levanta uma questão muito interessante: até que ponto a vida é útil (diria útil não só do ponto de vista de utilidade, mas também de dignidade)? Descobrimos que Colter, ao ser gravemente ferido (isso é na verdade, um eufemismo tá... rs) na guerra do Afeganistão é usado para este projeto, onde não pode ser destinado a qualquer um, deve ser para aqueles treinados em cenário de guerra.


Ainda que este projeto tenha um propósito nobre, de salvar vidas e impedir o terrorismo, ele não pode escravizar vidas em nome desse objetivo. Acontece que a escolha é dura: virar um herói ou morrer sem nenhum prestígio?


O final é surpreendente, só fiquei confusa em saber identificar as temporalidades e o que aconteceu em cada uma delas, mas é legal que elas se esbarram uma nas outras, ou seja, apesar de serem paralelas, elas se comunicam de alguma maneira...


Encontrei algumas falhas: Colter parece se apaixonar pela moça que aparece aos 8 minutos... Muito pouco para se apaixonar não? rs
E outra, ele encarna num corpo de outra pessoa, a aparência física é a da pessoa (o professor), mas a mente é a do capitão. Numa nas temporalidades ele sobrevive, e como ele continua a viver a vida de outra pessoa? Esperava pelo menos que fosse existir um conflito de mentes pelo menos, mas parece que o professor morreu, mas o corpo é habitado pelo capitão...?! Essa coisa de física e universos paralelos é complicado mesmo. rs!




Outra idéia interessante é a de que o sucesso do programa militar está fadado ao fracasso porque, se ele der certo, ou seja, se for possível impedir atentados, será como se nunca tivessem existido, e aí como o programa vai provar que funciona?


Nota: 8

9 comentários:

  1. ! CONTEM SPOILERS !

    Achei muito legal a cápsula em que o mocinho do filme parece estar quando volta das missões após os 8 minutos se passarem. Ela na verdade não existe, é apenas criação da sua mente para tentar se adaptar a aquela situação.

    Na verdade o que o filme mostra realmente é que não se pode alterar o passado. Em nenhuma das realidades o passado foi alterado. Agora, o futuro eu já não sei.

    Na realidade em que o aparelho do capitão foi desligado a pedido próprio, o futuro não foi alterado mesmo com as informações obtidas pelo capitão no passado da realidade alternativa. Pq o futuro não estava traçado. Ninguém tinha certeza do que ia acontecer, mesmo se o bandido nao fosse capturado.

    Na dimensão paralela em que o capitão volta e consegue salvar o trem da explosão, pode se considerar que ele muda o futuro, pois naquela dimensão ele sabia do que ia acontecer.

    Bom, considerando que o futuro e o passado estão conectados e são uma coisa só então vc pode mudar o futuro e o passado, mas somente numa dimensão alternativa ! heheheh.

    O filme realmente não explica alguns detalhes importantes, como quando sua mente está no corpo de outra pessoa o que acontece com a mente da outra. E nem porque não se pode escolher exatamente o tempo em que a transfusão de mentes ocorre.

    Mesmo assim eu achei o filme muito bom !

    ResponderExcluir
  2. Essa parte que você escreve que “apesar de serem paralelas, elas se comunicam de alguma maneira”, é por causa da msg que ele manda pra Goodwin? Se for por causa disso, vale lembrar que a msg que ele mandou chegou pra Goodwin da realidade que ele estava, se não for isso desconsidera essa parte.
    A outra é sobre se apaixonar em 8 minutos, confesso que já em apaixonei em muito menos tempo. Teve uma fase da minha vida que todo dia era um amor diferente no busão indo de casa pro trabalho e do trabalho pra faculdade kkkk
    Sobre o programa estar fadado ao fracasso acredito que não, pelo que percebi. No filme ele ia nos últimos 8 minutos de vida do John somente para descobrir pistas que levassem ele a saber quem era o culpado pela explosão. Quando ele morria na realidade paralela pela explosão ele automaticamente voltava para a realidade normal que era onde ele estava de verdade (preso na cápsula). Digamos que tirando a crise dele de querer morrer logo e ele fosse apenas um soldado querendo fazer o trabalho dele pelo país, o trabalho dele só seria ir no evento que já tinha acontecido, descobrir quem é o culpado e voltar e avisar quem foi o culpado e a polícia prender o culpado. Simples! Agora vamos pra parte do filme que eles queriam descobrir apenas quem era o culpado pra evitar que ele explodisse uma OUTRA BOMBA já que a primeira bomba na REALIDADE REAL já tinha explodido e não teria como evitar mais. Pra eles evitarem um problema maior, um outro problema teria que ter acontecido pra eles saberem que ia acontecer o problema entendeu? KKK Essa parte é bizarra mas é fácil de se entender. Mas no mundo real eles iam ter como provar sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriiano!
      Tem tempo que assisti esse filme, não me lembro bem mais... rs! Deu vontade de assistir de novo!
      E sim, apaixonar-se não tem tempo mínimo né? rs

      Excluir
  3. Quer dizer então que no mundo real nada de bom aconteceu?
    O criminoso foi preso?
    Todos morreram?
    Não existiu um desfecho do mundo real?
    Qual a teoria do mundo paralelo?

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Acabei de assistir e queria ver comentários e conclusões. Adorei o blog.
    Bom...
    Acredito que inicialmente o enredo principal era "nos ajude a prever o futuro através de passeios no passado". Resolvido isso. Entrou a segunda ideia... " como ter um final feliz para todos?". É aí q a coisa perde um pouco do nexo mas a história continua Boa.

    Minha teoria: existe sim dimensões paralelas, qdo o Capitão decidi tentar mudar o passado e é bem sucedido a última dimensão se liga a realidade da dimensão de Gowdin e virá uma coisa só. Nisto o trem não explodiu, o experimento não foi testado ( ou deu muito certo, a ponto de não ser percebido [Como disseram aí]).
    Só não se sabe pra onde foi a consciência do verdadeiro professor, e se a cabeça do capitão ainda pode ser utilizada para as mesmas atividades.

    Não acho que ele se apaixonou, somente aproveitou o que tinha disponível ( que não era ruim) e percebeu o que o verdadeiro professor não tinha percebido, q Cristina tava caidinha por ele.

    Me lembra histórias de black mirror.

    ResponderExcluir
  5. Posso tentar explicar pra quem tem dúvidas sobre o filme. A realidade em que o capitão está o trem explodiu. Usaram então a tecnologia para encontrar o terrorista. A máquina consegue sair de uma dimensão e ir pra outra que acontece o mesmo. Ao descobrir o terrorista será o mesmo em todas as dimensões. Então no final é exibida uma realidade paralela onde ainda não aconteceu o que aconteceu no início do filme pois foi evitado. E na mensagem ele avisa por telemóvel a senhora sobre isso. Ou seja. Ele está vivo na realidade paralela. Mas Um delas ele morreu quando ela desligou. A máquina acessou vários universos paralelos. Em um dos universos ele ainda aguarda pra ter uma missão. As viagens causaram nele dejavu de outras dimensões. Onde no final ele com a menina ao ver o monumento tem flashs do que já tinha visto. De uma outra forma. Mas lembrando isso é um filme de ficção científica. Há diferentes pensamentos sobre o tempo. Esse filme ilustra um deles. Para outras correntes esse filme não faria sentido nenhum. Em fim é um tema de entretenimento. E quem gosta do gênero é uma diversão. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Neste caso é como se ela não tivesse desligado os aparelhos?

    ResponderExcluir
  7. mds oO ainda existe blogspot em pleno 2023!!! eu acabei de ver o filme de novo e só agora entendi, pois eu nunca tinha visto ele inteiro, é um filme excelente, mas só não entendi se cada vez q ele volta lá pra simulação é criado uma realidade paralela nova então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na realidade, esse blog está no ar mas nunca mais postei nada, como pode ver rs. Eu recebo as notificações de quem escreve aqui, leio e às vezes respondo. Só. Pensei em desativar, tirar do ar... mas tb não me custa nada deixar. Enfim. Blog é o "museu" da internet rs

      Excluir