sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Anticristo de Lars von Trier


O filme Anticristo é bem pesado. Aliás, todos os filmes (os que eu vi né, rs) de Lars von Trier são tensos e pesados... A primeira cena é perturbadora.

Tudo gira em torno da culpa que uma mãe sente pela morte de seu filho e essa culpa é levada às últimas consequências. O marido, que é psicoterapeuta, tenta aplicar seus métodos  e ajudar sua esposa, que aos poucos vai enlouquecendo...

Para mim, esse filme, assim como todos desse diretor do meu ponto de vista, mostra a crueza dos seres humanos. Não tem, na essência, aquela história de bonzinho ou final feliz; a vida e o homem são cruéis. Sem romatismo, sem pena.

As cenas finais, no auge da insensatez da mulher, são angustiantes. Parece que ela "pede" para ser punida, e tudo é direcionado para o marido, que se sente incapaz de qualquer coisa. O sexo descontrolado e agressivo do casal, para mim, é uma forma de resgatar a cena da morte do filho que ela viu cair... e nada fez.

O final ficou confuso, não sei o que aconteceu com ele... rs!

A nota foi 6 porque tiveram cenas desconexas, como quando ele vê alguns animais, não entendi...mas pensando bem uma nota 7 cairia bem...rsrs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário