sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Temporada de funerais - Festival do Rio

Aproveitei os bons preços dos ingressos do Festival do Rio e a vasta exibição de diferentes filmes para ir assistir algum. Optei por esse filme por falar de funerais e, consequentemente da morte, tema que estou estudando atualmente. Esse filme foi exibido no CCJF; inclusive o filme demorou um pouco, passou da hora. Ah, e o diretor estava lá e se colocou à disposição para perguntas no final. Achei isso muito legal, chances que eventos como o Festival oferece. 

Bom, vamos ao filme.
É um documentário, filmado à mão, onde o diretor (um rapaz canadense) segue sua namorada à Camarões, na África. É um documentário quase antropológico. Lá ele se interessa pelos rituais funerários da região e de diferentes aldeias. São rituais festivos, com muita música e dança, relembrando o falecido. É um grande evento familiar que envolve amigos e a aldeia toda.
É um tema bem interessante, mas que me cansou um pouco. Talvez porque essa coisa do "homem branco vindo de fora" investigar modos diferentes de um país longíquo seja um pouco batido pra mim. Ele foi respeitoso como tudo e com todos, mas me cansou... Enfim. Mas gostei.
Ele, o diretor, participou até de umas danças com o seu jeito desengonçado... Achei meio forçado...

Uma coisa bacana que mostra no filme é a crença do povo de lá. Eles acreditam que, ao fazer essa grande festividade, podem ter acesso direto à Deus por meio do ente falecido, que está ao lado Dele. Assim, numa fala, um rapaz diz que não faz sentido ter uma pessoa de fora - o padre por exemplo - para fazer contato com Deus, se o pai ou o avô falecido estão ao lado de Dele. Interessante.


http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/a-temporada-dos-funerais/

http://2011.festivaldorio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário