sábado, 10 de dezembro de 2011

Top filmes 2011?

Vi essa lista de filmes Top de 2011. Se vcs viram algum desses que não esteja no blog, me contem o que acharam?
Desses os que eu conheço é A Árvore da Vida (que já escrevi a minha análise), Melancholia e A pele que habito, ambos estou louca pra ver, o resto nem ouvi falar...

"A Árvore da Vida" (The Tree of Life)
O diretor norte-americano Terrence Malick ("Cinzas no Paraíso", "Além da Linha Vermelha"), muito próximo à obra do filósofo existencialista alemão Martin Heidegger, recebeu a Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes deste ano com um drama familiar que promove reverberações espirituais, incluindo conexões com o surgimento da vida no universo e com a ideia de eternidade. Já disponível em DVD.

"Bravura Indômita" (True Grit)
Já adaptado em 1969, com John Wayne no papel principal, o romance de Charles Portis ganhou dos irmãos norte-americanos Joel e Ethan Coen ("Fargo", "Onde os Fracos Não Têm Vez") uma transposição mais realista. Jeff Bridges interpreta um xerife durão do Velho Oeste, contratado por uma adolescente (Hailee Steinfeld) para encontrar o assassino de seu pai. Já disponível em DVD.

"Cópia Fiel" (Copie Conforme)
Encontros inesperados em um filme sobre verdades e mentiras, homens e mulheres, desejos e frustrações: o diretor iraniano Abbas Kiarostami ("Gosto de Cereja") reúne a francesa Juliette Binoche (prêmio de melhor atriz em Cannes-2010) e o barítono britânico William Shimell na Toscana (Itália), onde brinca com cenas de um casamento -- ou de muitos casamentos. Já disponível em DVD.

"O Garoto da Bicicleta" (Le Gamin au Vélo)
Habituados a tratar de irresponsabilidade paterna e de dilemas morais na sociedade contemporânea, os irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne ("O Filho", "A Criança", "O Silêncio de Lorna") examinam os laços entre um menino abandonado pelo pai (Thomas Doret) e a cabeleireira que procura ajudá-lo (Cécile De France, de "Além da Vida"). Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes deste ano.

"O Homem ao Lado" (El Hombre de al Lado)
A intolerância e o preconceito pautam o relacionamento entre vizinhos que até então não se conheciam, em Buenos Aires, quando um deles (Daniel Aráoz) abre uma janela com vista para a casa do outro, um designer de prestígio internacional (Rafael Spregelburd). Dirigido por Mariano Cohn e Gastón Duprat, com roteiro de Andrés Duprat. Já disponível em DVD.

"Homens e Deuses" (Des Hommes et des Dieux)
O diretor e ator francês Xavier Beauvois recria a história verídica de um grupo de monges (interpretados por Lambert Wilson e Michael Lonsdale, entre outros) que viviam em um monastério na Argélia, nos anos 1990. A eclosão da crise política que opõe fundamentalistas ao governo os obriga a decidir entre ficar, e ajudar a população de uma aldeia, ou partir. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2010.

"Melancolia" (Melancholia)
Um filme-catástrofe como a ficção científica jamais havia produzido, graças ao dinamarquês Lars von Trier ("Dançando no Escuro", "Dogville", "Anticristo"). Na iminência do fim do mundo, duas irmãs (Kirsten Dunst, prêmio de melhor atriz em Cannes-2011, e Charlotte Gainsbourg), de vidas e personalidades distintas, procuram acertar as contas entre si e com o mundo.

"A Pele que Habito" (La Piel que Habito)
O reencontro entre os espanhois Pedro Almodóvar e Antonio Banderas (que já haviam feito "Matador" e "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos") é celebrado por um suspense de terror sobre um cirurgião plástico que vai longe demais na tentativa de fazer justiça com as próprias mãos -- e, também, de atender ao próprio desejo.

"Poesia" (Shi)
Desprezada pela filha e maltratada pelo neto, uma enfermeira solitária (Yun Jeong-hie) descobre que tem o mal de Alzheimer. Tudo conspira para que entregue os pontos, mas ela prefere se agarrar à vida e descobre um modo de fazer isso por meio da linguagem poética. Escritor de prestígio em seu país, o diretor sul-coreano Lee Chang-dong ganhou o prêmio de melhor roteiro em Cannes-2010. Já disponível em DVD.

"Trabalho Interno" (Inside Job)
Explicar as origens da crise financeira de 2008 para o público leigo em economia era uma tarefa difícil, mas o diretor norte-americano Charles Ferguson ("No End in Sight") conseguiu ir além desse objetivo, ao expor, de forma clara e incisiva, as engrenagens do poder no mundo contemporâneo. Narrado pelo ator Matt Damon, ganhou o Oscar-2011 de melhor documentário. Já disponível em DVD.

Retirado do link: http://br.retrospectiva.yahoo.com/2011/blog/4820/volta-ao-mundo-em-10-filmes/

Um comentário:

  1. A árvore da vida foi o único que eu vi, como vc sabe linda.

    Eu simplesmente achei o filme extraordinariamente péssimo...!

    ResponderExcluir