quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Biutuful

Há tempos queria ver esse filme, uma amiga alugou e fui até à casa dela ver.
Esse filme tem o excelente ator Javier Bardem e conta a história de um homem, Uxbal (Javier Bardem), que envolvido no submundo descobre que tem câncer e que irá morrer em meses. É um filme obscuro, triste, suado. O olhar e as expressões de Javier Bardem são cortantes no filme.

Uxbal é um intermediador entre os camêlos de uma região e os policiais, mas se envolve com outros tipos de clandestinidade. É um homem rude, mas tem suas fraquezas.

Tem a guarda dos seus dois filhos, inclusive é extremamente frio com o seu filho menor. A mãe das crianças é prostituta e bipolar, tenta ser carinhosa e quebrar a frieza de Uxbal, mas é frágil e não consegue se conter e vê-se que é uma mulher que sofre muito... O irmão de Uxbal, Tito, parece ter uma vida não muito diferente, vive em festa: drogas, mulheres, bebidas.

Na tentativa de continuar ganhando algum dinheiro, já que a venda de objetos nas ruas não deu certo, alguns dos camelôs foram presos, Uxbal tenta mediar alguns chineses na construção civil... E acontece um grande acidente.

Em meio a tudo isso, descobre que está com câncer e que terá dois meses de vida. Não conta nada a ninguém e vai tentando dar um jeito na sua vida, na de seus filhos e na de muita gente que conta com ele para sobreviver.

Ige, uma mulher senegalesa e seu pequeno filho vão morar no puxadinho de Uxbal, seu marido está preso e era um dos camelôs recrutados por Uxbal, ela é a única do filme que dá uma outra lógica àquela vida louca. É carinhosa com as crianças e traz uma sensação de normalidade. Tanto é que Uxbal conta com ela para se cuidar, quando já estava muito doente, e cuidar das crianças.

Uma cena que me comoveu é quando a filha de Uxbal descobre que o pai irá morrer... Os dois se abraçam e choram de dor...
É uma vida muito tensa e triste: o "almoço" em família, a "educação" dada aos filhos, os casebres, o olhar que se desvia...
O título do filme tem relação com essa vida que não tem nada de biutiful... e com o desenho feito por um dos filhos Uxbal...

Ah, e Uxbal tem o dom de ver os mortos e de ajudá-los a morrer em paz.

Gostei do filme mas ficaram algumas coisas sem explicação (ou eu não entendi, rs). Nota: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário