quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A pele que habito

Falar dos filmes do Almodóvar é difícil porque são pesados, intricados (e muito!) e profundos. Ainda mais quando não se quer revelar os motes do filme...

Bom, tudo gira em torno de um cirurgião plástico chamado Robert (Antonio Banderas) e de duas tragédias que o marcaram: perdeu de forma altamente dramática a esposa e a filha. Esse é o enredo por onde tudo vai se desenrolar...

Ele usa uma mulher (Vera) como cobaia  para testar sua criação: um tipo de pele revolucionária imune a mosquitos e à queimaduras. A relação dele com essa cobaia é de amor e ódio - a morte e o amor estão lado a lado.

Alguns paradoxos (coisa que é típica nos filmes do Almodóvar, diga-se de passagem):

Robert é frio e carinhoso; Vera quer morrer mas também quer viver ao lado de Robert; Robert é inescrupuloso e fiel; Vera é sincera e mentirosa.

O que me chama a atenção nos filmes de Almodóvar são os paradoxos da vida que ele mostra, os fatos inexplicáveis e sem sentido da existência e a polaridade humana que beira a loucura e a sanidade, o amor e o ódio, o carinho e a violência. Isso tudo num mix de sentimentos e eventos que fazem parte do humano e da vida. E que o homem é capaz de fazer o inimaginável, de atrocidades a coisas mais belas.

O título pra mim é que na pele e em tudo que ela envolve faz parte a vida de Robert. Toda a história da pele que ele desenvolve habitam o passado, o presente e o futuro dele. Tá inscrito na pele a história dele.

Achei o final surpreendente! Não ia imaginar... 
E é bem chocante também: 

"-Você me prometeu." 
- "Mas eu menti."

------

- (tiro)
- "Eu sabia."


Recomendo! Achei esse filme mais pesado que o de costume e não foi o que mais gostei do Almodóvar, mas vale muito assistí-lo. As atuações são ótimas e, claro, tem uns atores que já trabalham com o Almodóvar.

Nota: 8,8.

(Desculpem se não escrevi mais sobre o filme, mas é porque vou acabar revelando os momentos importantes e como tudo é interligado, fica complicado...)

7 comentários:

  1. Nossa tá cada vez melhor nos comentários,melhor mudar de profissão,rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. ahhh apagou meu comentário ? nem lembro o q eu escrevi

    ResponderExcluir
  3. eu não disse que era fantástico...rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu comentário sobre o filme!!! Maravilhoso. Conseguiu explicar o filme (atraindo quem não viu) e ao mesmo tempo não contar o segredo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi ontem o filme, estou até agora pensando nele! Achei bem forte e o final realmente surpreendente. Almodovar é maravilhoso, faz a gente ficar pensando exatamente no que você falou: o paradoxo que é o ser humano, a capacidade de fazer coisas ruins e maravilhosas ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei chocada com o desenrolar da história... mas talvez nem tanto por já imaginar onde chegaria... ou talvez por isso mesmo, enfim, rsrs em pensar no que as pessoas são capazes de fazer, na insanidade do homem misturada a algum sentimento, se é que existia algum sentimento, sei lá... dá uma bela discussão esse filme!

    ResponderExcluir