quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um conto chinês

Por sugestão assistimos o trailer desse filme e gostamos muito. Um conto chinês é um filme argentino e se trata de uma comédia interessante. A história é o encontro de um homem, Roberto*, um típico rabugento: solitário, metódico, frio e rude, que trabalha numa loja de ferragens e um chinês, Jun, que aparece perdido e sem falar uma única palavra em espanhol.
*(É o mesmo ator que fez O segredo dos seus olhos, Ricardo Darín. Ele é ótimo!)

Roberto tem umas manias esquisitas, uma delas é colecionar notícias absurdas retiradas do jornal. Esse detalhe é importante. E ele vai tentar conviver com Jun e, sobretudo, ajudar a encontrar o tio dele...
É engraçado a ranzinzadez de Roberto... Ele não quer saber de conhecer Jun, ele quer se livrar da presença incômoda do rapaz, afinal, ele é sozinho. O filme tem esse enredo, que pra mim foi inovador e criativo. 
Mari, a moça apaixonada por Roberto, é quem quebra esse clima - ela é doce e tenta familiarizar Jun.

O interessante é que Roberto não consegue se distanciar de Jun, bate a culpa algumas vezes, e, por fim, cede e conhece um pouco da história de Jun, e aí está o lance! O que sempre pareceu absurdo e sem sentido para Roberto, assume um outro significado... talvez de que as coisas possam ser diferentes. Tanto que o final mostra um Roberto que vai em busca daquilo que ele não se permitia se abrir... Ainda não sei bem o que pensar da mundança de Roberto... O que Jun mostrou pra ele?

Adorei a atuação de Ricardo Darín! Impressionante como em dois filmes de papéis tão distintos - um é um drama/suspense, e este uma comédia - ele consegue interpretar tão bem. Num ele consegue emocionar, noutro fazer rir. 
Eu esperava rir mais, talvez pelo trailer que é muito engraçado, mas gostei!

Ah, e o porquê da vaca? Longa história... rsrsrs!

Nota: 8
Obrigada Lorena pela sugestão! Gostei muito das outras dicas de filme! Quando tiver mais sugestões pode fazer, principalmente se for por aqui... rs!

3 comentários:

  1. Um conto chinês, é um humor diferente mas bem legal.
    Outro bom filme argentino é Conversando com mamãe.
    Bjos.
    Lorena.

    ResponderExcluir
  2. não, é drama levinho. que traz muuuitas reflexões!!!!

    ResponderExcluir